REGIÃO

REGIÃO -

Esposende aprova apoios para a área da Educação no valor de «mais de 900 mil euros»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende aprovou em reunião de Câmara realizada esta quinta-feira, 1 de Setembro, um conjunto de apoios socioeducativos no valor de «mais de 900 mil euros», para o próximo ano lectivo.

Assim, foi aprovada a «alteração dos termos dos protocolos de colaboração para o fornecimento de refeições escolares às crianças e alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e das actividades de animação e apoio à família da educação pré-escolar, designadamente no que diz respeito aos valores monetários a serem aplicados já a partir do ano lectivo 2022/2023». Em causa está um investimento global de «847,266 euros, abrangendo um universo de 1.853 alunos». A actualização dos valores deve-se à «necessidade de ajustar os preços praticados à actual conjuntura económica».

Em nota enviada, pode ler-se que a «operacionalização destes serviços é garantida através da celebração de protocolos com um conjunto de entidades, conforme proposta aprovada pelo executivo municipal».

APOIO À CRUZ VERMELHA

Na mesma reunião, o Município aprovou também o montante a transferir, no valor global de «69.084,90 euros», para a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa para «financiar, no ano lectivo 2022/2023, o transporte para jovens com deficiência, residentes no concelho, que se encontrem a frequentar respostas sociais». 

Ao abrigo do protocolo celebrado com a Câmara Municipal, a instituição compromete-se também, sem quaisquer encargos adicionais para o Município, a «apoiar na emergência todas as iniciativas de cariz social promovidas pelo mesmo, pela Rede Social de Esposende ou eventualmente pela Instituição/Estabelecimento de Ensino que acolhe estes jovens, bem como a assegurar o transporte de novos utilizadores durante o ano lectivo, sempre que aprovada a comparticipação a ser assegurada pelo respectivo agregado familiar, desde que tal não implique o transporte para fora da área geográfica do concelho».

PROTOCOLO COM A “AJUDARIS”

Ainda no plano socioeducativo, o Município de Esposende aprovou o protocolo de colaboração a celebrar com a Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, no âmbito do projecto “Histórias da Ajudaris”. Tendo como missão «combater a pobreza e a exclusão social através da educação e capacitação em contexto informal», a Ajudaris «desenvolve projectos ligados à Educação em consonância com as directrizes do Ministério da Educação, potenciando que as crianças sejam protagonistas no seu processo de aprendizagem, dando-lhes voz e permitindo que façam voluntariado em prol dos outros, além de outras competências».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.