O Governo está a preparar um pacote de apoios para ajudar as famílias a lidar com a aceleração da taxa de inflação e entre essas medidas estará um aumento extraordinário das pensões ainda este ano.
Ao que tudo indica, está a ser equacionado um bónus que equivale a parte da pensão, que será pago até ao final do ano, mas os valores ainda estão por fechar.
Além disso, esta decisão não deverá “travar” o aumento extraordinário das pensões em 2023, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, mas está ainda por definir se este bónus terá impacto nas contas.
O pacote de apoios que o Governo está a preparar, em resposta à inflação, rondará os dois mil milhões de euros. Estas medidas extraordinárias serão aprovadas no Conselho de Ministros extraordinário agendado para a próxima segunda-feira.
Em declarações proferidas na quinta-feira, o primeiro-ministro remeteu para esse dia o anúncio das medidas para ajudar as famílias a fazer face ao aumento do custo de custo de vida, afirmando que «a força vem da calma».
Relativamente aos apoios para as empresas, António Costa disse esperar que a União Europeia aprove, na próxima semana, a reforma do mercado da eletricidade, defendendo que só depois faz sentido o Governo definir medidas dirigidas às empresas.