Depois de dois anos marcados pelas restrições da pandemia, os Encontros da Imagem regressam este ano para a sua 32.ª edição, entre os dias 16 de Setembro e 30 de Outubro.
Os ENCONTROS DA IMAGEM— Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais regressam aos moldes do costume, com inaugurações e actividades que visam dinamizar vários espaços e cidades.
O fim-de-semana de abertura decorre entre 16 e 18 de Setembro, altura em que são inauguradas as exposições, reunindo artistas e entusiastas de fotografia de várias partes do mundo nas várias cidades onde o festival decorre.
Esta edição, focada no tema Common Places — Lugares Comuns, conta com 95 artistas e 50 exposições espalhadas por 26 espaços entre Braga, Porto, Guimarães, Barcelos e Avintes.
Para além das exposições, o programa do festival conta ainda com um extenso leque de actividades que inclui conferências, ciclo de cinema, acções de serviço educativo e leituras de portfólio (processo através do qual são seleccionados os finalistas e vencedores do Emergentes — Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem).
Na parte das exposições, figuram os finalistas do prémio Discovery Awards 2022, dos Emergentes 2021 — Prémio Internacional de Fotografia Encontros da Imagem e do Photobook Award EI 2022, numa exposição totalmente dedicada a livros fotográficos.
Legenda: O fotógrafo espanhol Roger Grasas mostra o projecto ‘Terra Prometida’ no Mosteiro de Tibães (Braga)