O Executivo Municipal de Esposende aprovou, esta quinta-feira, a atribuição de um apoio, no valor de 20 mil euros, à Benemérita Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fão, para comparticipação dos custos das obras de remodelação e requalificação do quartel da corporação.
Esta verba suporta, ainda, a aquisição de equipamento para apetrechar o veículo de desencarceramento da corporação.
A proposta aprovada afirma que a comparticipação decorre das necessidades manifestadas pela corporação de Fão, “na preparação para o exercício das suas incumbências de socorro às populações”.
Assim, atendendo “à falta de apoio e ausência de programas de financiamento, entendeu o município de Esposende comparticipar na requalificação do quartel e contribuir para a aquisição de material imprescindível para o socorro da comunidade”.
Benjamim Pereira, citado em comunicado da autarquia, afirma que “tem aumentado o apoio às corporações de bombeiros” do concelho, tendo decidido, na reunião de 25 de Março, fixar em 20 mil euros, o subsídio anual que era de 17 500 euros.
“Esta alteração suportou-se no aumento dos bens essenciais, nomeadamente dos combustíveis, mas também devido às alterações normativas que regulam estas instituições e que têm abalado a sua estabilidade financeira”, diz o presidente da Câmara.
“Os bombeiros voluntários são elementos indispensáveis e preponderantes no contexto da protecção civil concelhia, nomeadamente na prevenção, protecção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afectadas por acidentes e catástrofes. Enquanto autoridade máxima na coordenação de operações de Protecção Civil, a Câmara Municipal vê nas corporações de bombeiros o seu principal aliado, na identificação e prevenção de riscos, mas também na operacionalidade de meios”, destaca Benjamim Pereira.