A concelhia do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, de Braga, vai voltar a propor a «gratuitidade dos passe TUB para estudantes universitários».
A proposta enquadra-se num conjunto de medidas que o deputado municipal, Tiago Teixeira, vai apresentar no âmbito da apresentação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para o período 2023/2026, e também na Semana Europeia de Mobilidade que se celebra entre 19 e 25 de Setembro.
Segundo o deputado do PAN, «voltamos a fazer esta proposta numa altura em que se revela ainda mais necessária», acrescentando que «para fazer face à crise energética, aumento dos preços dos combustíveis e crise climática, vários países da europa estão a cortar drasticamente os preços dos transportes públicos ou a garantir a sua gratuitidade».
O partido defende, ainda, que esta «é também uma medida de apoio às famílias, reduzindo as suas despesas e garantindo uma maior igualdade, independentemente de onde vivem, dentro do concelho», prosseguindo «a medida pode beneficiar toda a população através da redução das emissões, melhoria da qualidade do ar, redução do trânsito, bem como o número de acidentes e atropelamentos».
Tiago Teixeira relembra também que «ainda este ano a autarquia criou um Pacto de Mobilidade Empresarial Sustentável onde salientou que a maioria das emissões do concelho ocorrem na mobilidade e por isso deve adotar medidas ambiciosas para corrigir o problema».
Quanto aos custos da proposta, o PAN acredita que «existe cabimento orçamental, representando a medida um valor de aproximadamente 700 mil euros anuais».