O ano lectivo já arrancou no Concelho de Vila Verde. Para assinalar o seu início, o Município reforça, esta sexta-feira, «o apoio e cooperação com todos os parceiros envolvidos para assegurar as condições adequadas ao processo de ensino e formação de excelência para todos os alunos do concelho».
Em nota enviada, a Presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, manifesta «confiança» na expectativa para «um novo ano lectivo de sucesso», na «concretização da aposta na educação como sector que está, sempre e de forma contínua, no topo das prioridades do Município».
A autarca assume, ainda, a «determinação do Município em assegurar todas as condições para o funcionamento pleno de todos os estabelecimentos escolares», como está a acontecer, de forma particular, ao nível da contratação do pessoal não docente, decorrente da delegação de competências da Administração Central para a autarquia.
APOIOS
O Município decidiu «pagar às famílias de todos os alunos do concelho as Fichas de Trabalho complementares aos manuais escolares utilizadas no 1º ciclo do ensino básico, incluindo as fichas relativas ao ensino do Inglês». Aos Agrupamentos de Escolas é ainda «atribuída verba para aquisição de material didático para os estabelecimentos de educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico».
Também ao nível das deslocações dos alunos entre a residência e a respectiva escola, o Município de Vila Verde «assegura o transporte gratuito a todos os alunos, em idade escolar obrigatória, a frequentar estabelecimentos da rede pública do concelho e ainda os do ensino articulado da Academia de Música de Vila Verde».
«Há um trabalho permanente e que está no topo das nossas prioridades políticas, para garantir que as nossas crianças e jovens tenham as melhores condições no acesso ao ensino e à formação. Essa é uma marca que distingue o concelho de Vila Verde. É uma mais-valia podermos intervir em cooperação com todos os agentes ligados ao ensino, das direções dos Agrupamentos aos professores, pessoal não docente, alunos, associações de pais, encarregados de educação e toda a comunidade escolar», explica Júlia Fernandes.