A Romaria de Nossa Senhora do Alívio viveu, este domingo de manhã, mais um dos seus pontos altos com a realização de uma missa campal, que juntou um verdadeiro “mar de fiéis” na celebração da fé.
Logo pelas 10h, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Alívio, em Soutelo, trouxe consigo uma enchente, contando com a participação da maioria das paróquias de Vila Verde e de largos milhares de fiéis que chegaram de vários pontos da região e do país para prestar devoção.
Ao longo da Peregrinação, ouviam-se as vozes alegres ao alto, entoando cânticos religiosos e abrilhantando ainda mais este autêntico desfile da fé, que ia passando perante o olhar atento da multidão ali presente.
Com a chegada do andor de Nossa Senhora do Alívio, foi tempo de exultar ainda mais a fé dos fiéis, com o arranque da Missa Campal, presidida pelo Arcebispo Primaz D. José Cordeiro.
Cantando e rezando, a multidão celebrou esta cerimónia com grande devoção, manifestando-se sempre que a ocasião o indicava. Com um sorriso no rosto e com o terço ao peito, o ambiente colocou a crença dos fiéis em plano de destaque e a cerimónia comprovou o porquê deste momento ser considerado uma das mais demonstrações de fé do concelho de Vila Verde.
Neste que é também o dia que marca o fim desta Romaria, a parte da tarde reserva ainda um concerto Mariano, promovido pela Associação de Música Sacra de Braga, às 15 e, às 16h, há novo momento religioso com o terço, a pregação, a consagração e apoteose.
Por fim, às 18h, realiza-se a Missa de Encerramento das festividades deste ano, num momento que é o culminar de uma edição recheada de várias iniciativas de âmbito religioso e cultural.