A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez procedeu à consignação da empreitada Ecoparque do Vez – Requalificação das margens do Rio Vez, no valor de quase 1,227 milhões de euros e prazo de execução de 365 dias, anunciou a autarquia.
Este espaço desenvolve-se na margem direita do Rio Vez, desde o parque de estacionamento do largo do Cristina até ao campo do Trasladário. A intervenção tem lugar numa área com 7.600 m2.
“A proposta tem como principal objectivo a integração de um espaço verde de uso público na marginal urbana da vila que procurará trazer a população para o seu usufruto, complementando e interligando dois importantes locais da vida de Arcos de Valdevez – a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”, afirma a Câmara.
A intervenção cria um espaço de fruição ao ar livre de lazer, uma área capaz de albergar eventos de exterior para eventos culturais, concertos, feiras, ou mesmo um festival, integrando também a ecovia, com um percurso pela copa das árvores, junto às margens do Vez.
“Através desta intervenção dá-se continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, criam-se mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando também os percursos da ecovia”, lê-se no comunicado, que frisa que o futuro espaço “é mais uma proposta de usufruto e lazer para os arcuenses e mais um atractivo para os visitantes de Arcos de Valdevez”.