A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com a AECT Rio Minho e a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! para a instalação, em Valença, do Centro do Património Imaterial Galego Português. A nova estrutura será desenvolvida no âmbito do projecto europeu Livhes – Sudoe que escolheu o trabalho da Associação Ponte nas Ondas como «experiência de boas práticas representativa da euro região». A iniciativa será co-financiada pelo programa Interreg-Sudoe 2014-2020.
A par deste centro o protocolo contempla, ainda, o «desenvolvimento de acções de preservação do Património Cultural Imaterial».
O centro proposto – pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! – é um espaço que «servirá de repositório cultural, destinado ao património cultural imaterial galego-português».
Em nota enviada pode ler-se que «com este centro pretende-se um espaço vivo, muito além do conceito de museu tradicional, com exposições temporárias, projecções, palestras, concertos , entre outros».
O centro terá, de base, uma exposição permanente focada em «cinco áreas temáticas: tradições orais, contos e lendas, cultura marítimo-fluvial, cultura agrária e ciclo festivo anual».