PAÍS

PAÍS -

Pacote de apoio vai reduzir facturas das empresas até 31% na luz e 42% no gás

O Ministro do Ambiente anunciou esta quarta-feira que a intervenção de 3.000 milhões de euros nos mercados de electricidade e de gás natural, dirigidos às empresas, permite poupanças de 30% a 31% na eletricidade e 23% a 42% no gás.

“Trata-se da maior intervenção no mercado energético em Portugal. Estamos a falar de dois mil milhões de euros de intervenção no mercado da eletricidade e de mil milhões de euros no mercado de gás natural dirigidos às empresas, aos grandes consumidores”, disse Duarte Cordeiro.

Em conferência de imprensa, no Salão Nobre do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, o governante sublinhou que, face aos preços estimados para o próximo ano, a medida permite uma redução de 30% a 31% na fatura da electricidade das empresas e de 23% a 42% no caso do gás natural.

Este pacote de apoios “justifica-se pela natureza da crise que estamos a viver e pela dimensão dos aumentos que estamos a viver”, acrescentou.

“É fundamental esta intervenção por uma razão evidente: foi a partir da energia que se iniciaram os impactos da inflação, que sentimos em toda a Europa e em Portugal, é na intervenção no mercado energético que conseguimos também conter a propagação dos aumentos dos preços da energia em toda a dimensão da sociedade”, explicou o governante.

Duarte Cordeiro acrescentou que “ao interferimos no gás e na eletricidade estamos a interferir, naturalmente, no pão, no leite, em todos os domínios que dizem respeito à produção de serviços e produtos da nossa sociedade”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE