A Câmara de Braga aprovou o lançamento do concurso público, por 4,6 milhões de euros, para a requalificação do túnel rodoviário da Avenida, no centro da cidade, devendo a obra avançar em inícios de 2023.
A intervenção visa a substituição dos revestimentos das paredes laterais do túnel e potenciar incrementos de segurança e conforto dos seus utilizadores, mediante a instalação ou substituição integrada de um conjunto de infra-estruturas.
Aquele túnel rodoviário, com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (avenida António Macedo) e o centro da cidade (avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na rua Conde de Agrolongo e na avenida Central.
Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, o túnel, segundo a Câmara, “nunca sofreu qualquer intervenção de fundo”, tendo apenas sido alvo de “pequenas intervenções de conservação e manutenção”.
“Com a intervenção agora proposta, a Câmara pretende não apenas reabilitar, mas modernizar o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem, substituição dos revestimentos das paredes e muros, substituição das infra-estruturas eléctricas, dos sistemas de ventilação e desenfumagem, dos sistemas de segurança e detecção de incêndio, da rede de iluminação pública e actualização da rede de combate a incêndios”, acrescenta a Câmara.
A requalificação inclui, igualmente, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego.
O prazo de execução é de 250 dias.