EUROPA

EUROPA -

Jovens de Braga foram a Bruxelas pedir apoios à habitação a convite de Isabel Carvalhais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A criação de um programa europeu de apoio à habitação jovem e a promoção da reconversão profissional de quem perde o emprego devido à transição digital, foram duas das propostas apresentadas por grupo de jovens do distrito de Braga que participou, em Bruxelas, na iniciativa ‘9 for Youth’, a convite da eurodeputada minhota Isabel Carvalhais.

A iniciativa organizada pela Delegação Socialista no Parlamento Europeu, e que contou ainda com a participação de jovens da Região Autónoma dos Açores, num total de 200, teve o propósito maior de assinalar o Ano Europeu da Juventude.

Convidados a participar num laboratório de ideias, os jovens portugueses tiveram assim a oportunidade de reunir um conjunto de ‘propostas de acção’ que consideram importantes para a sua geração.

 “ESPIRÍTO PROGRESSISTA”

Isabel Carvalhais considera que a promoção da reconversão profissional “é uma medida de espírito progressista que revela verdadeira consciência de justiça e inclusão social, pois ninguém deve ficar para trás quando se trata de implementar os processos de transição verde e digital”.

“Por força da transição digital dos tempos modernos, atravessamos actualmente uma revolução industrial que deve ser encarada com a devida exigência, com o objectivo de protegermos o emprego e promovermos uma efectiva reconversão profissional. Só dessa forma estaremos em condições de avançar para um futuro com trabalho digno dentro da União e é por isso que felicito esta proposta trabalhada pelos jovens do meu distrito e da Região Autónoma dos Açores”, diz.

APOIO AO ARRENDAMENTO 

A criação de um Programa Europeu de apoio à habitação jovem, tendo por objectivo incentivar a emancipação jovem que subsidia a compra ou arrendamento da primeira casa a jovens, até aos 30 anos, cujo rendimento esteja abaixo de um determinado valor é a primeira das nove propostas saídas dos grupos de trabalho, organizados pelos jovens.

Investir na independência energética a longo prazo da União Europeia, através de energias renováveis e limpas; proibição de estágios não remunerados ou remunerados abaixo do salário mínimo do país onde o mesmo decorre, promover a reconversão profissional de quem perde o emprego devido à transição digital; e o acesso a transporte público gratuito, para todas as pessoas, no espaço europeu, são outras das ideias.

AMBIENTE E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A esta junta-se ainda a ratificação por parte da União Europeia da Convenção do Conselho da Europa para a prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica (Convenção de Istambul); limpeza dos oceanos, protecção da biodiversidade e maior adaptação para lidar com os impactos das alterações climáticas, como secas e cheias
mais acção e estratégia europeia sobre a saúde mental e, finalmente, a criação de um ‘voucher cultural’ para os jovens de todos os Estados-Membros (acesso a museus, música, cinema, teatro, literatura).

Isabel Carvalhais elogia ainda o empenho e entusiasmo dos jovens minhotos e açorianos em contribuírem para uma Europa mais justa e por o fazerem com uma “perspectiva intergeracional que não se limita a atender aos desafios da sua geração”.

As nove propostas prioritárias para o futuro da Europa ‘desenhadas’ por nove grupos de trabalho foram formalmente entregues em mão à presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, pelos jovens, acompanhados pelos deputados socialistas portugueses.

 

LEGENDA: Representantes dos jovens com Roberta Metsola e eurodeputados socialistas

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.