“Bagos de Amor”: é este o nome da obra artística da autoria dos utentes do complexo de actividades ocupacionais da APPACDM em Vila Verde, que se inspiraram nos Lenços de Namorados para expressar «o encanto pela época das colheitas e pelo outono».
Esta obra encontra-se em exposição na Loja Interactiva de Turismo de Vila Verde e Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal vilaverdense, enalteceu o envolvimento das pessoas com deficiência na arte, vincando o impacto dos trabalhos artísticos e do seu reconhecimento público enquanto «instrumento terapêutico de inclusão e educação».
O trabalho foi apresentado como «uma homenagem aos lenços dos namorados», que recorre ao cacho de uvas para contextualizar a época das colheitas e do outono, abrindo espaço à poesia e às marcas da identidade do concelho.
Aproveitando a diversidade de recursos humanos e materiais disponíveis na comunidade em que estão inseridos, os criadores têm a oportunidade de «vivenciar um maior número de experiências em arte» integrando aspectos lúdicos e de prazer que se vivenciam durante a actividade artística.
De acordo com os responsáveis da APPACDM, a apresentação do trabalho, a capacitação e o desenvolvimento das competências pela arte «permitem melhorar a autoestima, a percepção do mundo, assim como, a integração social e o conhecimento em si mesmo».
A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga tem a missão de se «fazer presente na vida da comunidade, dar visibilidade à pessoa com deficiência intelectual e incapacidade».