As papas de sarrabulho “à moda dos Vinte” são o chamariz principal da terceira edição dos Domingos Gastronómicos, iniciativa que vai decorrer em quatro restaurantes da Vila de Prado, entre os dias 1 de Novembro e 20 de Janeiro.
Esta iniciativa parte da Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte e visa colocar em plano de evidência este prato típico e tradicional, sempre acompanhado pelo vinho da região, estendendo-se até ao dia de São Sebastião, quando se realiza a Feira dos Vinte, certame de montra da Vila de Prado.
Restaurante Bodeguilla, Restaurante O Caçador, Tasquinha A Caranga, Taberna S. Tiago e Restaurante Arroz com Feijão são os espaços aderentes e, na apresentação pública do evento, o Juiz-Presidente da confraria, Joaquim Serafim, revelou que se vão realizar um total de 11 Domingos Gastronómicos.
«Temos também a novidade já confirmada que o Rancho Folclórico da Vila de Prado vai estar connosco e marcar presença nos Domingos Gastronómicos, assim como o grupo de escuteiros. Assim é esperado ainda mais animação e estão reunidas todas as condições para grandes momentos de festa», vincou Joaquim Serafim.
Nesta sessão de apresentação da iniciativa, Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, vincou que este evento é de «extrema importância» para todo o concelho e afirmou que esta Confraria Gastronómica «faz um excelente trabalho na dinamização económica dos restaurantes».
«Esta iniciativa dinamiza os nossos restaurantes e cria-se um trabalho em rede com todos, desde comida, vinhos e animação. Quem vem ao nosso território vai ser brindado com esta excelente gastronomia e estes domingos serão uma grande preparação para o primeiro evento do próximo ano: o São Sebastião», apontou a edil vilaverdense.
A confraria tem a missão de promover, preservar e divulgar a Feira dos Vinte e as papas e os rojões “à moda dos Vinte”, assim como outras iguarias, genuinamente locais e tradicionais, que sejam um produto diferenciador das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento sócio-económico local.