PAÍS

PAÍS -

GNR sensibilizou e alertou população idosa para situações de burla ou roubo

A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou o balanço da operação “Censos Sénior 2022”, que realizou durante todo o mês de Outubro, com vista a «garantir um conjunto de acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada».

Através da actualização dos registos das edições anteriores, os militares desempenharam iniciativas focadas no contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adopção de comportamentos de segurança.

Assim, o objectivo passou também por reduzir o risco destas pessoas se tornarem vítimas de crimes, e a GNR desenvolveu 305 acções em sala e 3.017 intervenções porta a porta, abrangendo um total de 26.527 idosos.

A Guarda sinalizou 44.511 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

Estas sinalizações distribuíram-se geograficamente, sendo que em Braga registou 1594, ao passo que Viana de Castelo apresentou um valor de 1155 acções.

«Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a actualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa», explica a GNR.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE