A Vila de Prado já “cheira” a Mundial de Canoagem. O pódio, ponto de referência da prova, já está instalado na Praia Fluvial do Faial. Anuncia uma das competições maiores da modalidade a nível mundial, O Mundial de Maratonas, que vai decorrer de 03 a 09 de Setembro.
A competição juntará mais de mil atletas, provenientes de 50 países. A organização eleva a fasquia e pretende voltar a organizar «uma das melhores provas de sempre», como defende o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela.
«Vamos dedicar toda a nossa atenção para conquistar mais um lugar de destaque a nível de organização de eventos desportivos. A Vila de Prado e Vila Verde vão estar no centro do Mundo no ano em que Portugal é a capital mundial da canoagem. Sentimos muito orgulho em fazer parte deste evento e poder dar o nosso contributo para este sucesso», referiu.
O autarca destaca a parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, com o Clube Náutico de Prado e com atletas como José Ramalho, «que cedeu a imagem para promover esta prova. Destaca ainda o «excelente trabalho» do CN Prado, «um orgulho para a Vila de Prado, Vila Verde e para Portugal».
ALTERAÇÕES NO ESPAÇO
Face à dimensão da prova e ao nível de exigência, registam-se alterações profundas no espaço, na Praia do Faial, com equipamentos amovíveis. De resto, está montado um plano de segurança e de circulação para os automóveis e para os peões.
Apesar da forte logística que a competição comporta, que começa agora a ser instalada na envolvente às margens do Rio Cávado, serão disponibilizados três parques de estacionamento e haverá um programa de animação para os momentos em que não estão a decorrer provas desportivas.
O investimento total é de 300 mil euros, dividido pelo Município de Vila Verde, pela Federação Portuguesa de Canoagem, pela Junta de Freguesia da Vila de Prado e pelo Clube Náutico de Prado.
CAPITAL MUNDIAL DA CANOAGEM
Portugal «é em 2018 a capital da canoagem mundial», porque receberá também o Campeonato do Mundo de Velocidade. O presidente da FPC, Vítor Félix, destaca duas «imagens de marca» da canoagem portuguesa: «os resultados desportivos de excelência e a capacidade de organizar grandes eventos internacionais desde 2009».
O responsável máximo da Federação Portuguesa de Canoagem espera que este seja «o melhor campeonato de sempre», elogiando a parceria feita com a Câmara de Vila Verde e com o CN Prado, desejando também «uma grande moldura humana» na Vila de Prado, «terra que é muito aficcionada pela canoagem».
Ainda esta semana, dando continuidade às actividades de promoção da prova, será instalado o pórtico de boas-vindas (em diferentes línguas), na Avenida do Faial.
Seguir-se-ão dias de muita azáfama, para instalação de toda a logística e preparação de todos os detalhes inerentes a uma prova com o nível de exigência que o Campeonato do Mundo comporta.
ovilaverdense@gmail.com