O Comando Territorial da GNR de Braga, através do Posto Territorial de Braga deteve, no passado sábado, 26 de Novembro, um homem de 35 anos, por «posse ilegal de arma», no concelho de Braga.
Em comunicado, a GNR adianta que «no seguimento de uma denúncia a dar conta de uma alegada situação de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local onde interceptaram o suspeito que seguia numa viatura. No decorrer das diligências policiais foi possível detectar que o indivíduo estava na posse de duas armas de fogo sem registo ou qualquer tipo de documentação, motivo que levou à sua detenção. Foi ainda possível apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a vítima, sua companheira de 34 anos».
O detido, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Braga esta segunda-feira, 28 de Novembro, onde lhe foi decretada a medida de coação de «afastamento da residência e proibição de contato e aproximação a menos de 500 metros da vítima».
COMO DENUNCIAR
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.