Entre os dias 21 e 25 de Novembro, a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) acolheu a mobilidade de formação do projecto Erasmus+, “Da construção com régua e compasso à Impressão 3D, a Matemática ao serviço do Património Cultural”- mobilidade C3, onde estiveram presentes «9 alunos gregos, 12 alunos franceses, 20 portugueses e 9 professores portugueses, 3 franceses e 2 gregos».
A agenda da formação teve como objectivo o «conhecimento do Arco Gótico, sua elaboração e impressão em 3D. Foram, assim, utilizadas várias ferramentas de trabalho pelos alunos relacionados com o desenho, as novas tecnologias e representaram a simulação das forças existentes para a formação do referido tipo de arco. Por fim, com a aplicação Tinkercad, os alunos puseram à prova a modelagem 3D.
Ao longo destes dias, os alunos tiveram a possibilidade de «visitar na cidade de Braga, conhecendo a sua arquitectura e os monumentos da mesma, tendo ainda passado pela Casa do Conhecimento de Vila Verde onde puderam «interagir com as inovações científicas transmitidas pelo director da instituição. Houve também a oportunidade de trabalhar o Arco Gótico em pintura em azulejo».
«Cultura, conhecimento, ciência e partilha de boas práticas» foram sentidas ao longo das diferentes actividades realizadas, com alunos e professores a «despediram-se de coração cheio de novas aprendizagens, novas partilhas e amizades».
Esta mobilidade foi a segunda com os alunos de escolas destes três países que fazem parte dste projecto europeu desde 2021. A primeira realizou-se em Aigiou, na Escola 1o GENIKO LYKEIO AIGIOU, sendo que a próxima e última mobilidade será em França, na cidade Clermont-Ferrand, mais concretamente, na Escola EPLEFPA de Brioude-Bonnefont.