O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) deu entrada de uma iniciativa que visa consagrar o dia 1 de Março como o Dia Nacional da Endometriose e Adenomiose.
«Esta é uma medida que permite, por um lado, dar um reconhecimento e visibilidade pública a esta doença, que apesar de afectar a saúde e a capacidade reprodutiva de milhares de mulheres ainda é pouco reconhecida», afirma a porta-voz e deputada do PAN, Inês de Sousa Real.
A nível mundial, Março é considerado o mês de consciencialização para a endometriose e o impacto que tem na vida das mulheres, cuja celebração teve início nos Estados Unidos da América em 1993, pela mão da The Endometriosis Association e em cujo âmbito têm sido levadas a cabo diversas acções globais de consciencialização para a doença em dezenas de países (como as EndoMarch, iniciadas em 2013).
«Infelizmente são ainda muitos os casos assintomáticos e frequente o subdiagnóstico, quando, por falta de diagnóstico, muitas pessoas são negativamente afectadas na aprendizagem, quando ainda na escola, ou no trabalho e vêem a sua qualidade de vida comprometida. É, por isso, da maior importância dar voz e apoio às pessoas que padecem desta doença e é isso mesmo que se pretende com esta iniciativa do PAN», remata Inês de Sousa Real.