A companhia Teatro de Balugas, de Barcelos, recebeu, no sábado passado, o prémio UILT Piemonte – Unione Italiana Libero Teatro pela participação no Concorso Teatrale Internazionale ‘Città di Chivassop, em Chivasso, Turim.
Em nota ao PressMinho/OVilaverdense, o director artístico da companhia de teatro, Cândido Sobreiro, afirma que o espectáculo ‘Raposos subiu ao palco do Teatrino Civico di Chivasso, “e emocionou a plateia com a história de luta e resistência de uma aldeia contra a construção de uma barragem”.
“O trabalho artístico da companhia de Barcelos é conhecido pelos seus cenários originais, repletos de sons e cheiros, pelas sensações e ideias materializadas através de expressões físicas, onde a peça e a sua mensagem assumem formas universais de linguagem”, frisa.
Segundo Cândido Sobreiro, “apesar da barreira da língua, não há nada mais recompensador do que termos espectadores emocionados no final da peça, que já vivenciaram uma história como a de ‘Raposos’ e agradecem-nos por contá-la”.
Ainda este mês, também em Itália, o Teatro de Balugas viu outra das suas peças, ‘A Furgoneta’, distinguida com o Premio Mecenate Teatro Amatoriale para Melhor Espetáculo Internacional de Teatro Amador.