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22 mortes nas estradas registadas no balanço de Natal e Ano Novo 

No período de Natal e do fim de ano, entre 19 de Dezembro de 2022 e 2 de Janeiro de 2023, registaram-se nas estradas de Portugal «22 vítimas mortais, mais 6 do que em igual período do ano passado». No mesmo período, registaram-se ainda «5.745 acidentes, mais 797 que no período homólogo, dos quais resultaram 81 feridos graves (menos 2 que no ano anterior) e 1.316 feridos leves (menos 62)».

O aumento da sinistralidade no Natal e Ano Novo de 2022/2023, traduziu-se num «crescimento, face ao período homólogo de 2021, no número de vítimas mortais de 22,3%, no número de acidentes de 16,1% e, numa diminuição de 3,9% no número de vítimas totais».

As 22 vítimas mortais entre os dias 19 de Dezembro de 2022 e 2 de Janeiro de 2023 foram provenientes de «21 acidentes nos distritos de Porto (5), Lisboa (4), Faro (3), Aveiro (2), Setúbal (2), Beja (1), Coimbra (1), Leiria (1) e Santarém (1), e bem como nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com uma vítima mortal em cada».

Nos restantes 9 distritos do país – Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu o «objectivo de zero mortos nas estradas portuguesas foi atingido».

«Cerca de 68% das vítimas mortais ocorreram em arruamentos (9 Vítimas Mortais (VM), 41% do total) e estradas nacionais (6 VM, 27 % do total) e cerca de 32% ocorreram em autoestradas (3 VM, 14% do total), no Itinerário Complementar n. º2 (2 VM, 9% do total), e noutras outras vias (2 VM, 9% do total)», pode ler-se em nota enviada.

Nos acidentes com vítimas mortais, predominaram as colisões que originaram «11 vítimas mortais (cerca de 50% do total), envolvendo 22 veículos ligeiros, 1 motociclo e 2 trotinetas».

Os acidentes por despiste originaram «7 mortos (32% do total), por parte de 4 veículos ligeiros, 1 veículo pesado, 1 motociclo e 1 ciclomotor». As restantes 4 vítimas mortais (18% do total), foram originadas em «acidentes com atropelamentos com 3 veículos ligeiros e 1 veículo pesado (de recolha de resíduos sólidos urbanos). As 22 vítimas mortais, 19 do sexo masculino, tinham idades entre 20 e 86 anos».

CERCA DE 5,6 MILHÕES DE VEÍCULOS FISCALIZADOS

No período de 19 de Dezembro de 2022 a 2 de Janeiro de 2023 foram fiscalizados «cerca de 5,6 milhões de veículos», quer presencialmente, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP), quer através de controlo por radar, pela GNR, pela PSP e pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Do total dos veículos fiscalizados, foram registadas «51,4 mil infrações», resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,92% (0,86% no período homólogo anterior).

Relativamente à velocidade, foram fiscalizados «5,4 milhões de veículos, dos quais 4,8 milhões pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (89,3% do total)», da responsabilidade da ANSR.

Dos veículos fiscalizados por radar de velocidade, «23,1 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 9 mil foram detectados pelos radares da GNR e da PSP e 14 mil pelos da ANSR, resultando numa taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de veículos fiscalizados) de 0,43% (0,44% no período homólogo anterior)».

No que diz respeito à condução sob o efeito do álcool, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool «114,7 mil condutores, tendo 1,6 mil apresentado uma taxa de alcoolemia superior à máxima permitida, do que resultou um total de 811 detenções». A taxa de infração (n.º total de infrações/n.º total de testes de pesquisa de álcool realizados) foi de «1,42%, abaixo da taxa verificada no período homólogo anterior (1,76%)».

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