SAÚDE

SAÚDE -

‘Heróis da Fruta’: escolas de Vila Verde e Amares participam na iniciativa

“Heróis da Fruta”: é este o nome da 12.ª edição da maior iniciativa de educação para a saúde em Portugal, que vai contar com a participação de sete escolas entre Vila Verde, Amares e Terras de Bouro.

A EB de Aboim da Nóbrega, Escola Monsenhor Elísio Araújo e a EB/JI do Sobral (Cervães) em Vila Verde são as escolas vilaverdenses que vão participar nesta iniciativa, sendo que Amares será representada pelos Centros Escolares D. Gualdim Pais e do Vale do Cávado e do Vale do Homem.

Esta edição vai contar com a participação de 3.649 turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira.

O principal objectivo desta iniciativa passa por aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas, num projecto que foi lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)e  que este ano lectivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).

Assim, nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta” que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham «superpoderes» quando ingerem «superalimentos», combinando as técnicas de educação não-formal: “storytelling” e “gamification”.

Mário Silva, presidente da APCOI revelou que «96% dos professores participantes em edições anteriores consideram que seria muito benéfico para a saúde das crianças se o projeto Heróis da Fruta fosse implementado em todas as escolas portuguesas».

«No ano lectivo anterior, além do aumento de consumo de hortofrutícolas, este projecto conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 52%», recordou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE