O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira pede “maior celeridade” à E-Redes na resolução dos cortes “frequentes” no fornecimento de electricidade no concelho, apontando como exemplo o “apagão” de sábado que só esta segunda-feira foi resolvido.
Em declarações à agência Lusa, a propósito de um comunicado enviado às redacções, Rui Teixeira disse que “há um histórico” de cortes no fornecimento de electricidade em Vila Nova de Cerveira e “de demora na sua resolução”.
“O histórico é de muitas falhas na iluminação pública e de demora, de meses, para a correcção das mesmas. O apagão que começou no sábado, ao final da tarde, e que foi resolvido hoje, ao final da manhã, é só uma dessas situações”, afirmou o autarca socialista.
À Lusa fonte da E-Redes explicou que a interrupção da iluminação pública no centro histórico de Vila Nova de Cerveira foi detectada às 19h19 de sábado, após comunicação de avaria.
“No mesmo dia as equipas de técnicos deslocaram-se para o local a fim de perceber e avaliar a extensão da avaria e proceder à reparação da mesma. A interrupção da energia foi originada pelas condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir durante o fim de semana, com especial incidência na zona Norte do país, tendo provocado alguns constrangimentos na distribuição de energia”.
A mesma fonte adiantou que “a reparação da avaria na zona histórica de Vila Nova de Cerveira não foi possível ser feita de imediato devido ao mau tempo que condicionou a acção e adiou a reparação por parte das equipas técnicas no local”.
“A situação ficou resolvida esta manhã, com as equipas da E-Redes acompanhadas no local por um colaborador do município de Vila Nova de Cerveira, tendo sido concluído o total restabelecimento do funcionamento do circuito de iluminação”, refere a empresa, sem esclarecer, contudo, quantos consumidores foram afectados pela situação, nem responder às preocupações do presidente da Câmara.
FALHAS FREQUENTES
Face às “falhas frequentes” na iluminação pública e à “demora” na sua resolução, Rui Teixeira fez um levantamento de todas as situações registadas em várias freguesias do concelho.
“Entreguei o relatório pessoalmente, numa reunião com responsáveis da EDP e da E-Redes, no final de 2022. Iniciaram a correcção das situações elencadas, que já tinham meses de atraso, mas nos últimos tempos, por causa das intempéries, tiveram mais problemas”, especificou.
Nessa reunião, Rui Teixeira questionou sobre a demora na resolução dos cortes na iluminação pública.
“O que me disseram é que tinham uma falha muito grande no fornecimento de lâmpadas e que a empresa, actualmente, está muito centralizada nas direcções nacionais e tem pouca autonomia para poder corrigir mais rápido e para poder tomar decisões.
Acho que há um problema de fornecimento de material e de organização da própria empresa”, referiu.
Na nota enviada às redacções, a autarquia refere que, “em consequência das condições meteorológicas adversas registadas no fim-de-semana, uma grande parte do centro histórico de Vila Nova de Cerveira (Terreiro, Rua Queirós Ribeiro e a ala esquerda da Rua 25 de Abril) ficou sem iluminação pública”.
“Imediatamente após ter tomado conhecimento deste apagão, a Câmara Municipal reportou a situação à EDP, que destacou uma equipa piquete na noite de sábado. No entanto, a chuva forte e persistente fez com que a avaria reincidisse no domingo, mantendo parte do centro histórico às escuras”, acrescenta a nota.
Citado no documento, Rui Teixeira manifestou-se “preocupado com a demora” e apelou à empresa por “maior celeridade quando pode estar em causa a segurança de pessoas e de bens patrimoniais, por se tratar de uma área muito frequentada, além da localização de dezenas de espaços comerciais”.