REGIÃO

REGIÃO -

Melgaço transforma antigas casas de guardas florestais em Castro Laboreiro em alojamentos turísticos

A Câmara de Melgaço está a reabilitar os edifícios da zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, para alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis, prevendo-se a sua conclusão para o final de Janeiro.

A área de lazer das Veigas compreende alguns edifícios que outrora foram destinados a casa do guarda-florestal e que por estarem encerrados há alguns anos, encontravam-se em estado de degradação, o que levou a autarquia a considerar dotá-los de “um novo uso, mais compatível com a localização e que permitisse dignificar a área em questão”.

“Será um atractivo diferenciador do nosso território, na medida em que, enquanto espaço de apoio a caminheiros e montanhistas, se assume como uma oferta na melhoria da experiência e das condições de usufruto do nosso território”, afirma o presidente da Câmara, Manoel Baptista.

Na intenção de “aproximar” a área de lazer da vila de Castro Laboreiro, foi desenhado um percurso circular, com alguns miradouros e que passa pela vila, atravessa o Rio Laboreiro para a margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas, passando ainda pelo futuro espelho de água que permitirá usufruir do rio Laboreiro de uma forma mais próxima.

“Desta forma, promove-se a reutilização do edificado existente, enquanto se promove o pedestrianismo e a fruição da paisagem do Parque Nacional Peneda Gerês”, refere o autarca socialista.

A acção acontece no âmbito do projecto âncora ‘Acções de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal – Minho’ da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) PROVERE Minho INOVAÇÃO.

O investimento é de quase 200 mil euros, financiado no âmbito do projecto/referência ‘Op. NORTE-06-3928-FEDER-00018’, com 85% de co-financiamento.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE