Após dois anos de pausa devido à pandemia de Covid-19, a Vila de Prado volta a viver, esta quinta-feira, a noite mais longa do ano, com a “noite das provas”, na antecâmara da realização da Feira dos Vinte.
É neste dia, 19 de Janeiro, que se prova o vinho novo acompanhado das Papas de Sarrabulho à Moda dos Vinte, com os confrades a percorrerem os vários espaços de restauração existentes na Vila de Prado para avaliar se estão de facto confeccionadas a preceito.
Na tenda instalada no largo de São Sebastião, a partir das 21h00, há Encontro de Reis, seguindo-se, pelas 22h30, as animadas e divertidas desgarradas de Augusto Canário e Cândido Miranda.
No dia 20, acontece a feira de gado propriamente dita e, a partir das 10h30, haverá o habitual concurso pecuário. Pelas 11h00 será celebrada uma missa em honra de São Sebastião na capela do Bom Sucesso, a que se seguirá o desfile do gado (11h00) e a bênção dos animais pelo pároco João Alberto Correia (12h00).
Da parte da tarde o programa inclui um espectáculo equestre a partir das 15h00, ficando a noite (21h00) para o folclore, com a presença dos dois ranchos locais, o Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Prado e da Associação Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado.