A Braga Romana está de volta entre os dias 17 e 21 de Maio, oferecendo uma viagem pela história de Bracara Augusta, anunciou esta sexta-feira a organização.
Segundo a Câmara de Braga, que organiza o evento, “este é um projecto mobilizador da sociedade bracarense e parte integrante da estratégia de divulgação da História e do Património desta Cidade Bimilenar”.
Até 10 de Fevereiro estão abertas as candidaturas para projetos de artísticos em cinco áreas de intervenção – música, teatro, dança, artes circenses e multidisciplinar.
Grupos locais, nacionais e internacionais podem candidatar-se com projectos de animação nas áreas da música (ancestral e oriental), teatro (clássico, marionetas, deambulante, personagens históricas e performance teatral), dança (greco-romanas, orientais), artes circenses (acrobacias, manipulação do fogo, manipulação de objetos) e multidisciplinar, com diferentes e criativas propostas que evoquem o quotidiano de Bracara Augusta, a mitologia romana, gastronomia, artes, ócio, estética, desporto, saúde e a política, entre outros temas do quotidiano daquela urbe romana.
“Estes projetos são fundamentais para a criação do ambiente inspirador e recreativo das ruas de Bracara Augusta num intenso cenário de momentos da nossa história para ser vivido em pleno pelos muitos milhares de visitantes”, sublinha.
Reviver Bracara Augusta “é uma oportunidade para Braga dialogar com a sua origem e ao mesmo tempo projectar o futuro, mostrando o valioso património romano que possui”, nomeadamente o núcleo museológico das Termas Romanas, o Teatro, a Fonte do Ídolo, a Domus da Sé e o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
O formulário de candidatura encontra-se disponível AQUI ou no site oficial da Braga Romana (AQUI).
Questões e dúvidas sobre o processo de candidatura devem ser remetidas para o e-mail candidaturas.cultura@cm-braga.pt