O jornalista e historiador José Milhazes esteve, este sábado, na iniciativa “Conversas no Cávado”, que decorreu na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.
A guerra e a realidade social e geopolítica do leste da Europa foram os temas dominantes para o lançamento da conversa, conduzida por Arnaldo Varela de Sousa, professor da EPATV, radialista e colaborador de órgãos de comunicação social
A iniciativa inseriu-se no ciclo “Conversas no Cávado”, desenvolvido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA).
Nascido na Póvoa de Varzim, José Milhazes rumou em 1977 para a União Soviética, onde se licenciou em História da Rússia pela Universidade Estatal de Moscovo. Aí constituiu família e ficou a residir por longos anos, dedicando-se à tradução para português de obras literárias e políticas.
Começou a colaborar com a imprensa portuguesa em 1989, primeiro na TSF e logo depois no Público, jornal de que se tornou correspondente em Moscovo. Foi também correspondente em Moscovo da Agência Lusa, RDP e SIC, estação de televisão com a qual iniciou a sua colaboração em 2002. Colaborou igualmente com as redações em língua portuguesa da BBC e da RFI.
Na sua faceta de historiador e profundo conhecedor da realidade de Leste, investiga nos arquivos soviéticos e realiza diversos trabalhos para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa e para a Fundação Mário Soares. Em 2008 defendeu, na Universidade do Porto, a tese de doutoramento sobre a “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia”.
Autor de diversos livros e artigos científicos, José Milhazes regressou definitivamente da Rússia em 2015.