O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, considerou, esta quinta-feira, que Braga é um “exemplo a nível nacional” em matéria de política animal.
Durante a cerimónia de entrega de um leitor de microchip animal aos Bombeiros Voluntários de Braga, Altino Bessa lembrou o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver em matéria de protecção animal.
O vereador destacou o investimento municipal nos diversos programas CED, na campanha extraordinária de apoio à esterilização de animais de companhia, assim como o trabalho realizado pelo Centro de Recolha Oficial de Braga (CRO) em articulação com as associações.
A par da recente criação da figura do provedor municipal dos animais, Braga possui ainda uma viatura de socorro animal ao serviço dos Bombeiros Sapadores que, desta forma, têm todas as condições para fazer acções de socorro, busca e resgate de animais.
“Nesta matéria de política animal, rivalizamos com qualquer município a nível nacional”, acrescentou, Altino Bessa, notando que o Município vai continuar a investir na formação.
Sobre o equipamento entregue aos Bombeiros Voluntários, o vereador do Ambiente explicou que este vai permitir a leitura dos microchips dos animais, que viabiliza a identificação dos donos, sendo assim mais uma resposta em termos de protecção animal.
Está a decorrer até 28 de Fevereiro a campanha de esterilização e animais de companhia (cães e gatos). Esta iniciativa pressupõe um reembolso financeiro aos munícipes (detentores individuais ou associativos) do concelho de Braga, que se candidatem e realizem esterilizações aos seus animais de companhia entre 28 de Outubro de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023.