A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) veio esta quinta-feira a terreiro exigir ao Governo que estude e concretize um projecto com vista a aumentar e reforçar a conectividade e mobilidade entre os quatro municípios do quadrilátero urbano – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão (Cávado/Ave).
O presidente da CIM Cávado, o autarca de Braga, Ricardo Rio, disse ao jornal “O Vilaverdense” que os municípios pedem que a ligação, a começar entre Braga e Guimarães, seja feita por metro de superfície ou por BRT (Autocarro de Transporte Rápido).
“Isto já parece o aeroporto de Lisboa do Norte. Há 40 anos que se fala numa ligação entre as duas cidades, mas, neste caso, nada chegou, sequer, ao papel”, lamentou.
A CIM – salienta – congratula-se com a inclusão no Plano Ferroviário Nacional da ligação por comboio de Alta Velocidade entre Porto e Vigo – com paragem em Braga – mas salienta que os investimentos previstos para o território da NUTS III Cávado no Plano não estão inscritos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nem no Portugal 2030 (PT 2030).
O edil bracarense sublinha, a propósito, que” o sistema Bus Rapid Transit (BRT) de Braga é um exemplo de um compromisso já assumido pelos sucessivos Governos ao qual deve ser dado prioridade, inclusivamente sobre os novos investimentos agora listados no Plano para todo o território nacional”.
MEDIDAS IMEDIATAS
Os seis autarcas da CIM estiveram reunidos para debater o Plano Ferroviário Nacional cuja Consulta Pública decorre até 28 de Fevereiro.
O organismo concluiu que existem algumas medidas que podem ser implementadas “de forma imediata, simples e com baixo ou nenhum investimento”, tais como: aumento da frequência do serviço Alfa-Pendular Ligação Braga-Lisboa; prolongamento do Serviço de Comboios Urbanos do Porto até à cidade de Barcelos; ou paragem na cidade de Barcelos dos serviços transfronteiriços Porto – Vigo (Comboio Celta).
O CI da CIM Cávado é constituído pelos presidentes dos Municípios de Amares (Manuel Moreira), Barcelos (Mário Constantino Lopes), Braga (Ricardo Rio), Esposende (Benjamim Pereira), Terras de Bouro (Manuel Tibo) e Vila Verde (Júlia Fernandes).