CULTURA

CULTURA -

Música, Teatro e a Comemoração do 108.º Aniversário em destaque na programação do Theatro Circo de Março e Abril

O compositor alemão Sven Helbig na antecipação do festival “Respira”, as brasileiras Agnes Nunes e Mari Froes, Carminho em digressão com o álbum “Portuguesa” e Dino D’Santiago a abrir o novíssimo “Paraíso” são as propostas musicais que, juntamente com um mês de Março recheado de Teatro e a estreia do projecto “Sangue Suor” em dia de 108.º Aniversário, compõem a programação de Março e Abril do Theatro Circo.

PROGRAMA – MARÇO

Protagonizada pelas estrelas do teatro brasileiro Miguel Falabella e Danielle Winits, a comédia “A Mentira” abre a programação de Março do Theatro Circo, com apresentações diárias que se estendem do dia 1 ao dia 5.

A 8 de Março, o pianista residente Luís Magalhães regressa à “Casa de Partida”, desta vez, em formato Quarteto com Piano. Dando continuidade à exibição da rica tradição da música de câmara, neste concerto Luís Magalhães junta-se a Gwendolyn Masin (violino), Razvan Popovici (viola) e Kyril Zlotnikov (violoncelo) para interpretar obras de Schumann e de Taneyev.

De 9 de Março a 1 de Abril, quinta a sábado (14h30 às 18h30), a arte cénica marca presença no Theatro Circo sob a forma de exposição. “Figurinos! Em Cena!”, que traz para o Salão Nobre criações da figurinista Cláudia Ribeiro.

A 10 de Março, Jozef Van Wissem apresenta na sala principal a banda sonora que compôs para o filme “Nosferatu” (1922) a convite da Cinemateca francesa.

O compositor alemão com obra publicada em etiquetas de referência, Sven Helbig, chega a Braga a 18 de Março para um concerto de antecipação do festival “Respira”, em que um ensemble de piano, violino, viola e violoncelo complementará a sua electrónica.

A 30 e 31 de Março, o colectivo “SillySeason” fecha a programação do mês com “Rei Édipo”, uma encenação que parte do “cânone ocidental” do mito edipiano de Sófocles.

ABRIL

Abril chega ao Theatro Circo pelas vozes das brasileiras Agnes Nunes e de Mari Froes (1 de Abril).

As Oficinas para Tempos Disponíveis regressam também ao Theatro Circo em plenas férias lectivas da Páscoa. Assim, a 4 e 5 de Abril, os mais novos são convidados a dar asas à imaginação com as oficinas “Um Diário Gráfico no Theatro” e “Colamos o Theatro?”

A 14 de Abril, Carminho apresenta-se no Theatro Circo com “Portuguesa”, sexto disco da carreira de uma das maiores vozes do fado.

Produzido pelo Theatro Circo, o espetáculo infantil “Nuvens” apresenta-se em estreia de 19 a 22 de Abril (19 e 20, sessões para escolas; 22 sessão para público geral). Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, “Nuvens” é o novo projecto de Joana Araújo e Ricardo Baptista, criadores de “UMI – Música para Bebés”, que contam agora com a direcção artística e realização de Maria Mónica.

108º ANIVERSÁRIO

A 21 de Abril, o Theatro Circo cumpre o seu 108.º Aniversário com a estreia da banda “Sangue Suor”. Composta pelos bateristas Rui Rodrigues, Ricardo Martins e Susie Filipe, “Sangue Suor” surgiu a partir de um convite do Theatro Circo a Rui Rodrigues, para a  criação de um tema comemorativo do aniversário em 2021. Passados 2 anos, “Sangue Suor” evoluiu para um espectáculo e para o lançamento conjunto de um disco.

No dia 22 de Abril, Dino D’Santiago, figura central da música portuguesa que trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da electrónica global, abre a primeira edição do “Paraíso”, lugar ideal na abertura à música urbana, afrodescendente e lusófona.

A abertura do ciclo “Paraíso” conta ainda com uma conversa organizada pela Bantumen (22 Abril, 18h00) que tem como tema “O Bairro Venceu – como ultrapassar os estereótipos e trilhar um caminho em direção ao sucesso” e que terá também a participação Dino D’Santiago.

Os ingressos estão disponíveis em www.theatrocirco1.bol.pt, na Bilheteira do Theatro Circo e outros espaços aderentes.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE