A Assembleia Municipal de Esposende, na sessão ordinária de 28 de Fevereiro aprovou, por unanimidade, um voto de solidariedade para com o povo da Ucrânia, tendo cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra. Subscrito pelo grupo político do CDS/PP e do PPD/PSD, o voto de solidariedade lembra que «a 24 de Fevereiro de 2022, a guerra regressava à Europa. Como das vezes anteriores, de forma cobarde, injusta e mentirosa».
Assinala, ainda que «desde a primeira hora, que os esposendenses uniram-se na condenação da agressão bárbara da Federação da Rússia à Ucrânia, espelhado na moção de solidariedade ao povo da Ucrânia e no voto de protesto pela invasão, aprovados unanimemente na sessão da Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro de 2022».
«Mas muito mais foi feito na nossa comunidade. Desde a Câmara Municipal e juntas de freguesia, passando pelas associações, empresas e instituições locais, até aos particulares, bens essenciais foram recolhidos e enviados, famílias foram acolhidas, empregos foram criados. Em resumo, todos os esposendenses foram ucranianos», acrescenta a proposta aprovada por todo o plenário.
«Passou um ano desde que a Ucrânia foi forçada a defender os valores e liberdades que comunga connosco. O fim da guerra, infelizmente, parece estar ainda longe, mas próximo continuará a ser o nosso apoio para com o povo da Ucrânia», refere, ainda, a proposta que sustenta o «voto de solidariedade para com o bravo povo da Ucrânia, volvido um ano desde a invasão bárbara de que foi alvo, cumprindo um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra».
Este voto de solidariedade será transmitido ao povo ucraniano, bem como à comunidade Esposendense, de acordo com a deliberação aprovada.