No âmbito do “Dia Europeu da Terapia da Fala”, assinalado esta segunda-feira, as Terapeutas da Fala do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Braga promoveram a tertúlia “Já posso comer? – O Desafio da Introdução Alimentar”.
A iniciativa, que decorreu na Biblioteca da Instituição, abordou a «introdução alimentar do ponto de vista funcional, relacionando este tema com o desenvolvimento craniofacial da criança e a selectividade/recusa alimentar».
Para Maria João Vieira, Coordenadora da Equipa de Terapia da Fala, o evento teve como principal objectivo «fornecer informação aos pais sobre ferramentas auxiliares para que a introdução alimentar seja realizada com a maior segurança e sucesso».
Salientou, ainda, que «a recusa e a selectividade alimentar são problemas muito comuns nas crianças e, com estratégias adequadas, poderá haver uma prevenção ativa por parte dos pais».
Em nota enviada, o Hospital revela que a tertúlia foi considerada um «sucesso», tendo contado com «mais de 30 participantes, entre os quais pais, cuidadores, profissionais de saúde e profissionais de educação».