REGIÃO

REGIÃO -

Município de Esposende quer «reforçar e consolidar Turismo Industrial»

O Município de Esposende assinou com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) um acordo de colaboração no quadro do Turismo Industrial em Portugal. Subscreveram o protocolo o Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, Sérgio Mano, e o Presidente da TPNP, Luís Pedro Martins.

A parceria foi formalizada na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 1 a 5 de Março, onde o Município esteve a «promover o território concelhio e as suas potencialidades como destino turístico». Além da participação na Rota “Nautical Portugal”, através da Estação Náutica de Esposende, Esposende teve oportunidade de apresentar o evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” e a prova “Transcávado BTT/GPS”.

Através do acordo de colaboração com a TPNP, o Município de Esposende assume-se como parceiro do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, estrutura informal de acompanhamento que integra o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo, as Direções Regionais de Turismo da Madeira e dos Açores e outros parceiros públicos e privados.

O compromisso passa agora por «implementar iniciativas que concorram para a estruturação da oferta de Turismo Industrial», o que, no caso de Esposende, se «traduzirá na dinamização do Centro Interpretativo do Junco de Forjães, instalado no Centro Cultural Rodrigues de Faria, do Museu do Sargaço, equipamento que em breve abrirá portas em Apúlia, e do Parque Temático Moinhos da Abelheira, projecto que o Município está a executar em Marinhas». Por esta via, o Município proporciona a «divulgação do património e tradições do território concelhio, contribuindo para a preservação da memória colectiva».

TURISMO 2027

A Estratégia Turismo 2027 enquadra a estruturação da oferta de Turismo Industrial como um «novo produto turístico, capaz de reforçar a atractividade dos territórios, valorizar os produtos, os processos produtivos e o saber-fazer nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional, ao longo de todo o ano».

No âmbito desta estratégia, o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo e as Direções Regionais de Turismo assumem o «desenvolvimento de um trabalho articulado para a valorização do Turismo Industrial enquanto oferta turística diferenciadora e elemento de dinamização socioeconómica das regiões turísticas, potenciando assim, a estruturação da rede de oferta de Turismo Industrial, a nível nacional».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE