CULTURA

CULTURA -

“Catraia de Livros” de Esposende evocou Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade

“Duas semanas inteiramente dedicadas ao livro e à leitura”. Foi assim que Esposende viveu, entre 5 e 17 de Março, a segunda edição da “Catraia de Livros – Semana da Leitura”, promovida pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino do Concelho.

Dedicada ao centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís e de Eugénio de Andrade, a iniciativa reuniu escritores, actores e músicos que «revisitaram o universo dos dois escritores que, de alguma forma, passaram por Esposende».

VÁRIAS INICIATIVAS

A sessão de apresentação do mais recente livro do escritor e jornalista José Rodrigues dos Santos constituiu um dos momentos altos do evento, lotando completamente o Auditório Municipal de Esposende. Dignas de registo também as participações de Álvaro Laborinho Lúcio e de Cândido de Oliveira Martins, bem como de Rachel Caiano, João Tordo, Pedro Lamares, Rita Castanheira Alves, Lúcia Barros e Alberto Serra.

Referência também para os espetáculos e performances alusivos aos dois autores evocados, com a prestação da comunidade escolar do Concelho. A Escola Profissional de Esposende levou a palco duas dramatizações “As Máscaras de Agustina” e “Ver Claro”, e o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende apresentou o concerto “Agustina”, que contou com a participação especial da Companhia de Teatro Boca de Cena. Este espectáculo constituiu a estreia do ciclo “Agustina – canções para um espetáculo”, com composição de Fernando Lapa e poemas de Agustina Bessa-Luís e Hugo Dias.

“FEIRA DO LIVRO”

No Largo Fonseca Lima, no centro da cidade, decorreu a “Feira do Livro”, onde o Município expôs as suas publicações, disponibilizando um espaço para venda de livros para os autores locais. Além da visita à “Feira do Livro” e de várias acções dinamizadas naquele espaço, a comunidade escolar teve oportunidade de participar na visita guiada à exposição que assinala os 450 anos de elevação de Esposende a Concelho – “Objectos com História: Uma viagem ao tempo de D. Sebastião”, patente no Museu Municipal, e que se constitui como o «culminar de um trabalho realizado nas escolas com a dinamização de ações sobre a história local».

“HORA DO CONTO”

Já os mais pequenos – do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo – tiveram oportunidade de participar na actividade “Hora do Conto – Sortido de Contos”, dinamizada no Auditório Municipal ao longo das duas semanas de realização da “Catraia de Livros” pelas contadoras de histórias Virgínia Millefiori e Gusta Santos. Também dirigido aos mais novos, decorreram oficinas com o apoio da equipa dos serviços educativos do Museu Municipal e, ainda, o conto musicado “E se a Música te contasse uma história?”, pela Orquestra da Costa Atlântica.

FORMAÇÃO E “CONCERTOS DE BOLSO”

Numa época em que a digitalização está na ordem do dia, também esta componente não foi esquecida e, assim, para além de uma acção de formação sobre gamificação, dirigida a professores e dinamizada por Ulisses Mota, foi também promovida a actividade Caça ao Tesouro, “À Procura de Agustina e de Eugénio”, dirigida aos jovens do ensino secundário e do 3.º ciclo.

Apesar das condições climatéricas «não terem contribuído para a concretização conforme o programa estabelecido», os “Concertos de Bolso”, com o apoio da Escola de Música de Esposende, tiveram também o seu palco na “Feira do Livro”, representando o encerramento das actividades.

«ENVOLVÊNCIA E DINÂMICA»

Pela «envolvência e dinâmica ao longo do evento», esta segunda edição da “Catraia de Livros” cumpriu integralmente os objectivos a que se propôs, ou seja, «trazer à comunidade escolar ao centro da cidade e envolver os cidadãos e o comércio local, criando uma dinâmica específica em torno do livro e a leitura».

De resto, a iniciativa concretizou um «verdadeiro trabalho em rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos entre os dois Agrupamentos de Escolas (António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira), Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, Escola Profissional de Esposende e Escola de Música de Esposende, envolvendo cerca de 5 000 alunos».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE