VILA VERDE

VILA VERDE -

Recolha seletiva em Vila Verde atingiu «2.282 toneladas»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A empresa intermunicipal “Braval” recolheu selectivamente um total de «2.282 toneladas de vidro, papel e embalagens no Concelho de Vila Verde, durante o ano de 2022». Segundo a autarquia, este resultado permitiu um «alívio na pressão sobre a taxa de resíduos a pagar pelos munícipes».

De acordo com as contas apresentadas pela “Braval”, a recolha selectiva no Concelho significou uma «poupança total de 92.500 euros na factura a pagar pela deposição dos resíduos gerais no aterro».

Deste valor, «a maior fatia – 50 mil euros – diz respeito à Taxa de Gestão de Resíduos (TGR), que é paga ao Estado em função da quantidade de resíduos que são depositados em aterro, incinerados e valorizados energicamente». Em 2022, esta taxa foi de «22 euros por tonelada, mas o governo decidiu aplicar um aumento gradual desta taxa, passando para 25 euros por tonelada já este ano».

Por razões ambientais e também económicas, o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Patrício Araújo, alerta para a «importância dos munícipes e das famílias compreenderem a importância de melhorar os hábitos de vida e de consumo, no que toca à produção e gestão de resíduos».

«Fazer um esforço para evitar o desperdício e diminuir a produção de lixo representa um benefício directo para as pessoas, porque podem poupar nas compras e nos custos pela recolha de lixo, para além do contributo para preservar o ambiente», defende Patrício Araújo.

O autarca faz ainda questão de sublinhar o «potencial impacto de uma melhor gestão dos resíduos nas tarifas a cobrar às famílias», lembrando que o Município de Vila Verde «cobra aos munícipes valores inferiores aos custos dos serviços de recolha de lixo, tal como acontece ao nível do abastecimento de água e ligações de saneamento», pode ler-se em nota enviada.

A melhoria dos resultados da recolha selectiva ajuda ainda a «compensar o agravamento de taxas de gestão de resíduos aplicadas pelos organismos da administração central, tutelados pelo governo».

LIXO

«Das 2.281 toneladas de lixo para reciclagem recolhidas no Concelho de Vila Verde, 1.171 toneladas foram de vidro», escrevem.

VIDRO

A Braval anota que uma tonelada de vidro reciclado permite «poupar 1,2 toneladas de matéria-prima para o sue fabrico».

PAPEL

Em papel, foram recolhidas «947 toneladas, sendo que a reciclagem de cada tonelada deste material evita o consumo de cerca de 98 mil litros de água, comparando com a produção a partir da madeira».

EMBALAGENS

Já em embalagens, a recolha foi de «164 toneladas». Só no que toca à reciclagem do alumínio, é possível «economizar 95% da energia necessária para a produção a partir da matéria-prima».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.