CULTURA

CULTURA -

Guimarães é palco de evento dedicado ao “pensamento”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“Cenários Passados” marca o encerramento da programação da Odisseia Nacional na região norte do país e inclui debates, conversas, mesas redondas, conferências, concertos, showcases, uma leitura encenada e o espectáculo internacional “Hopeless”, de Sergiu Matis, em estreia em Portugal. Guimarães é assim palco de um evento «ímpar dedicado ao pensamento», organizado pelo Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Oficina, Portugal Inovação Social e o Lab2050». A abertura decorreu esta quarta-feira, 30 de Março, no Centro Cultural Vila Flor.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura do Município de Guimarães, sublinhou a «importância» do momento «transformador» e destacou um programa «desenhado especificamente para a cidade de Guimarães». O autarca considerou que “Cenários Passados” revela as «dimensões que a cidade implementou nos últimos anos em áreas como a criatividade, a cultura, o património, a história e a sociedade, mantendo um caminho sustentável e de reflexão sobre o futuro».

O vereador reforçou, ainda, a «importância do património da UNESCO, da Capital Europeia da Cultura 2012 e do legado e da responsabilidade que a Câmara Municipal tem para com o território».

«Com esta iniciativa, a cidade demonstra a sua capacidade de inovação e promoção do diálogo crítico e construtivo sobre temas relevantes para a sociedade», pode ler-se.

PRIMEIRO DE TRÊS EVENTOS

“Cenários Passados” é o primeiro de três eventos de “pensamento” que o Teatro Nacional D. Maria II irá realizar ao longo deste ano, para reflectir sobre o passado, o presente e o futuro do País e da Cultura. Seguindo uma harmonia cronológica, o programa “Cenários” inicia-se em Guimarães com um foco no Passado e no final de Junho será a vez de Torres Vedras receber um evento dedicado ao Presente. A encerrar o ano, em Dezembro, irá reflectir-se sobre o Futuro, em Loulé.

ODISSEIA NACIONAL

A Odisseia Nacional é um projecto do Teatro Nacional D. Maria II que, durante o ano de 2023, se propõe a «desenvolver centenas de propostas artísticas em mais de 90 Concelhos de Portugal continental e ilhas, procurando democratizar a oferta teatral, fomentando a criação artística local, e relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.