Como acontece há já largos anos, é de um criador de Escariz São Mamede, no concelho de Vila Verde, que mais uma vez sairá a protagonista de mais uma Procissão da Burrinha, que acontece esta quarta-feira, em Braga.
Ao bracarense Clemente Alves voltará a caber a responsabilidade, que assume há 25 anos, de guiar a burrinha, neste caso a “Andorinha”, ao longo do cortejo bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”.
Mais conhecido como Procissão da Burrinha, este é um dos momentos mais emblemáticos e populares da programação da Semana Santa, costumando atrair milhares de pessoas ao centro da cidade.
A “Andorinha” vai estrear-se neste cortejo depois de já ter participado, em Fevereiro, na Procissão dos Passos de Cambeses, em Barcelos, também pela mão de Clemente Alves, numa espécie de ensaio para a grande noite de hoje.
800 FIGURANTES
A edição deste ano da Procissão da Burrinha contará com cerca de 800 figurantes e 23 quadros bíblicos, cumprindo o percurso habitual, que parte da Igreja de São Victor, às 21h30, em direcção ao centro histórico de Braga.
«Importa-nos que o cortejo tenha uma finalidade pedagógica e educativa, que permita narrar os acontecimentos até à Paixão de Cristo para que as pessoas percebam todo o enquadramento que se celebra», explicou o presidente da Junta de São Victor, que assume a organização juntamente com a paróquia.
Ricardo Silva enalteceu a «introdução de melhorias» para «dar maior dignidade» à procissão.
«Teremos novos porta-cartazes que farão a introdução dos quadro bíblicos, uma renovação significativa do guarda-roupa e também uma nova arca da aliança, muito mais fidedigna em relação ao que é contado na Bíblica», precisou.