A Câmara Municipal de Guimarães assinou, na manhã deste sábado, no Multiusos de Guimarães, os contratos-programa que vão permitir aos clubes e Associações Desportivas do Concelho receber «apoio financeiro para a sua actividade», numa cerimónia que contou com a presença de Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães e os representantes dos vários clubes.
Na sua intervenção, Nelson Felgueiras destacou o trabalho desenvolvido pelos clubes nas mais diversas modalidades e reforçou o compromisso da Câmara Municipal de Guimarães em «apoiar os clubes e associações desportivas».
«Entendemos os clubes em Guimarães como parceiros fundamentais no desenvolvimento do desporto no nosso Concelho», notou o vereador, que fez ainda um «apelo para que os clubes mantenham e afirmem a sua autonomia funcional e financeira, para que continuem a desenvolver o trabalho de intervenção na comunidade que têm feito».
«Queremos clubes com cada vez mais responsabilidade social, preocupação com a igualdade de género e com a inclusão, e com uma forte consciência ambiental», concluiu.
APOIOS
Em 2023, a Câmara Municipal de Guimarães irá apoiar de forma directa «7640 atletas de formação, 49 clubes, 34 eventos desportivos e 8 deslocações».
Olhando para as rúbricas a ser apoiadas na presente época, o executivo da Câmara Municipal de Guimarães aprovou «517.250 euros para Apoio Financeiro à Formação, 141.500 euros para Apoio a Eventos Desportivos, e 30.000 euros para Apoio a Deslocações ao Estrangeiro. No total, são 688.750 euros, mais 118.150 euros que na época passada».