O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) venceu este domingo pela segunda vez consecutiva o Rali de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo, cuja 56.ª edição terminou com a especial de Fafe.
Atual campeão mundial em título, Rovanperä somou a primeira vitória da temporada ao concluir esta quinta prova com o tempo de 3:35.11,7 horas, deixando o segundo classificado, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) a 54,7 segundos, com o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20) em terceiro, a 1.20,3 minutos.
Depois de uma exibição absolutamente extraordinária na etapa de sábado, vencendo cinco das sete classificativas disputadas, o campeão do Mundo tinha praticamente um minuto de vantagem para gerir este domingo e fê-lo sem problemas de maior, sendo o segundo mais rápido na especial de Paredes, conquistada por Takamoto Katsuta, e vencendo a primeira passagem por Fafe.
A 56.ª edição do Rali de Portugal terminou, como sempre, com a segunda passagem por Fafe. Foi perante milhares de adeptos que Rovanpera somou a décima vitória em especiais, arrecadando, assim, os cinco pontos extra da “power stage”, enquanto Ott Tanak foi segundo e Esapekka Lappi terceiro.
Com este resultado, Rovenpera salta para a liderança do campeonato, com 98 pontos, mais 17 do que o estónio Ott Tänak (Ford Puma), que hoje foi quarto.
ovilaverdense@gmail.com