O guarda-redes do Sporting Clube de Braga, Tiago Sá, sublinhou, na passada segunda-feira, 17 de Maio – dirigindo-se aos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) – a «dedicação» como um «valor central» que move a sua carreira profissional. Tiago Sá falava na sessão inaugural da Exposição “Move-te por valores”, patente na entrada da EPATV, com o intuito de «sensibilizar os mais jovens para os ideais olímpicos e da cidadania, através de vários testemunhos de personalidades de relevo mundial».
Este atleta começou a sua formação do G. D. Prado, aos oito anos, e já vestiu a camisola do Sporting Clube de Braga por diversos momentos e palcos, desde jogos da Europe Conference League, da Liga Portuguesa, da Taça de Portugal e da Taça da Liga. No palmarés, o atleta de 28 anos possui duas Taças de Portugal e um campeonato Nacional de Juniores, estando no Sporting Clube de Braga desde 2015.
Na abertura da exposição, o Director da Escola destacou alguns desses valores como a «honestidade, o humanismo, a coragem, a superação e a capacidade de ser cidadãos do mundo».
João Luís Nogueira não esqueceu, também, outros valores que devem mover os alunos, como a «humildade, a determinação, a dedicação, o altruísmo, o respeito, a união, a responsabilidade, a inclusão, a solicitude, a sã convivência e a partilha».
EXPOSIÇÃO
Estes são valores «expressos em vinte e quatro painéis», dinamizados no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e apoiados pelo Parlamento Europeu de que a EPATV é escola embaixadora.
João Luís Nogueira falou, ainda, de Nélson Mandela, um dos testemunhos patentes nesta exposição, para concluir que «os humildes, em regra, são os mais capazes e o Tiago Sá é um exemplo dessa humildade que o elevou a um patamar maior do futebol português, num lugar extremamente difícil que é o de guarda-redes».
O director da EPATV aconselhou também a «deixarmos de rotular as pessoas sem as conhecermos bem» e Tiago Sá, nascido em Vila Verde em Janeiro de 1995, sublinhou o valor da «dedicação em tudo, no máximo, seja em que área de actividade for».
Os painéis desta exposição «relatam e mostram histórias de atletas e outras individualidades ímpares e excepcionais, que viveram histórias exemplares de carácter, integridade, desportivismo e cidadania, contadas na primeira pessoa», apontou.
“PALOS”
Esta estafeta “Move-te por valores” é acompanhada por um «par de “palos” criados pela Escola de Miranda do Douro», que é enriquecida com uma fita identificadora de cada Escola por onde vai passando. Os “palos” remetem-se para a cultura dos “Pauliteiros de Miranda” com marcas gravadas a fogo, que identificam o programa das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.