Há um século, um arquivista desaparece misteriosamente enquanto investiga um caso suspeito, envolvendo um trabalhador do sector eléctrico nas antigas oficinas da CP de Guimarães. Este é o ponto de partida do Escape Tower, um escape game, que acontece no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado desta quinta-feira, entre as 10 e as 17h30.
Esta é uma das formas com que a Rede de Museus de Famalicão assinala o Dia Internacional dos Museus 2023.
O CASO DE ENG. DESAPARECIDO
Esta actividade, e que só termina a 18 de Junho, designada por ‘Escape Tower’, relata a investigação do desaparecimento misterioso de um trabalhador do sector eléctrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães.
Este desaparecimento foi ignorado na época, no entanto despertou a curiosidade de um arquivista que ao catalogar um recorte de jornal pertencente ao acervo do museu, deu-se conta de que este desaparecimento terias as suas respostas escondidas no próprio museu.
Após uma investigação profunda e dedicada deste arquivista que investigava as origens do desaparecimento do eng.º Artur, também este desapareceu misteriosamente, quase 100 anos depois.
A programação para assinalar a data, propõe até sábado é diversa: museus, sustentabilidade e bem-estar.
Até sábado, os museus de Famalicão estão de portas abertas para receber o público com actividades presenciais, como oficinas, visitas orientadas, debates, workshops e muito mais. Nas redes sociais, a efeméride também se faz presente, através de actividades online.