BRAGA

BRAGA -

Estudantes europeus procuram soluções para uma Braga mais inclusiva e sustentável

Mais de 40 estudantes europeus estão em Braga com o objectivo de encontrar soluções mais inclusivas e sustentáveis para a cidade, no âmbito do projecto europeu Youth 4 Bauhaus, anunciou esta quarta-feira o gnration.

Acção, designada ‘Design Think Your City Braga’, pretende “capacitar os jovens e a comunidade educativa para as mudanças que ocorrem nas cidades onde vivem, envolvendo-os activa e criticamente nos diferentes modos de uso do espaço público urbano, de forma sustentável, verde e inclusiva”.

 O projecto junta estudantes romenos, belgas e eslovacos aos estudantes bracarenses com o pretexto para elaborarem atcividades de aprendizagem e desenvolvimento com base nos princípios da iniciativa Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um projecto ambiental, económico e cultural, criado pela Comissão Europeia, que visa combinar a concepção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade de preços e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Em Braga desde o início da semana, o grupo tem realizado diversos em workshops de capacitação, visitas de campo e debates, estando acompanhados por um conjunto de arquitectos que os ajudam a desenvolver novas propostas.

Utilizando ferramentas digitais piloto que lhes permitem formular opiniões, o projecto propõe ainda uma apresentação final que permitirá a estes jovens defenderem publicamente as suas propostas, o que acontece esta quinta-feira, pelas 16h00, no gnration, em sessão aberta a toda a comunidade escolar e a interessados na área de arquitectura, desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Recorrendo ao popular jogo Minecraft, estudantes das cidades criativas da UNESCO para as Media Arts de Braga e Košice (Eslováquia), e das cidades de Bucareste (Roménia) e Ghent (Bélgica), juntamente com estudantes locais, desenvolvem “novas propostas pensadas para a zona envolvente do Rio Este, com início na Rodovia e fim na freguesia de Lomar”.

 O projecto tem vindo a ser implementado desde 2022 em diferentes cidades europeias e conta com quase uma centena de estudantes e docentes, entre os quais pessoas com mobilidade reduzida, surdos e com perturbações do espectro do autismo. Em conjunto, são desafiados a pensar e a debater questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural. O projecto originou já propostas para as zonas urbanas das cidades de Košice, Ghent e Bucareste.

 Youth 4 Bauhaus é um projecto financiado pelo programa Erasmus+ e alicerçado na New European Bauhaus (NEB), iniciativa lançada pela Comissão Europeia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE