OPINIÃO

OPINIÃO -

Populismo barato

Texto de Ricardo Gama

Vivemos tempos conturbados, isso é certo, mas também muito por culpa nossa que nos deixamos influenciar por novelas mexicanas, que nada acrescentam e que apenas servem para alimentar quem vive do populismo.

Estas comissões de inquérito não são mais que uma fantochada patrocinada pela oposição e pela comunicação social (digo televisões) que necessitam de criar novelas para entreter o povo.

Numa semana em que saíram inúmeros dados económicos, que enalteciam o bom desempenho da economia portuguesa, nem uma palavra… “Dívida pública a recuar”, “Crescimento do PIB revisto em alta”, “Agência de rating melhora perspectiva da dívida para positiva”, “Quinto maior crescimento do PIB na Europa e segundo maior na UE”.

Infelizmente, nunca vai estar tudo bem, mas temos que nos focar no essencial e não no acessório.

Penso que não falta muito para serem dispensados os comentadores especializados em politica e economia. Não tarda teremos o Toy, o Flávio Furtado e a “Pipoca Mais Doce” a comentar a actualidade política nacional, uma vez que os ditos comentadores já se excluíram desse papel e embarcaram na onda do populismo que tantas vezes criticam. Falam que o populismo é perigoso, mas depois passam o dia a alimentá-lo.

Estamos, sem dúvida, a entrar num caminho perigoso e sem retorno, o caminho do populismo barato, em que todos estão contra tudo e todos. Este caminho prejudica este governo mas também os próximos, independentemente do partido. É impossível governar neste clima de casos e casinhos de comissões de inquérito que mais não servem para enxovalhar quem lá vai e que nada contribuem para a melhoria das condições de vida dos portugueses.

Infelizmente, este clima já passou para as conversas de café, já ninguém ouve ou aceita a opinião do outro, baseiam-se em informações por vezes falsas que viram ou ouviram não sei onde e falam como se fossem detentores da verdade absoluta.

Somos mais que isto, não se deixem levar, ainda vamos a tempo de fazer mais e melhor por nós e pelos outros, este caminho certamente só nos levará ao abismo.

Mais tolerância…

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE