Vila Verde contra deslocalização de helicóptero de Braga para Famalicão

Os municípios de Terras de Bouro e de Vila Verde criticaram esta terça-feira a deslocalização de um helicóptero ligeiro de Braga para Famalicão, considerando a decisão “incompressível e sem sustentação”, tomada “à revelia” das autarquias.

A reação dos presidentes das câmaras de Terras de Bouro, Manuel Tibo (PSD), e de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD), surge após o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Ricardo Rio, denunciar o “desvio” de um meio aéreo de Braga para Famalicão, considerando que é uma decisão errada que pode dificultar o combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Terras de Bouro explicou que, em reunião realizada em 12 de maio, na vila do Gerês, foi informado de que o Centro de Meios Aéreos de Braga, situado no aeródromo de Palmeira, iria contar com dois meios aéreos de combate a incêndios: um helicóptero pesado kamov e um outro ligeiro.

Manuel Tibo assume que o município foi apanhado de surpresa com a deslocalização do helicóptero ligeiro para Vila Nova de Famalicão.

“Lamento a tomada desta decisão, desta alteração, que foi feita à revelia dos municípios. Não fomos informados de nada e ficamos a saber pela comunicação social que, dos dois meios aéreos previstos para o Centro de Meios Aéreos de Braga, vamos ter apenas o pesado. Sei que o Kamov estará operacional a partir de amanhã [quarta-feira], mas helicóptero ligeiro não temos”, lamentou o autarca.

Para o presidente da Câmara de Terras de Bouro – grande parte do concelho está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês -, esta decisão é “incompreensível e injustificada” e vai ter implicações no combate a eventual incêndios que ali possam acontecer.

“O Gerês, Reserva Mundial da Biosfera, vai ficar mais desprotegido com esta decisão”, avisa Manuel Tibo, que mantém a esperança de que a deslocalização do helicóptero ligeiro seja revertida.

Na mesma linha segue a presidente da Câmara de Vila Verde, que subscreve a posição assumida pelo presidente da CIM do Cávado, Ricardo Rio.

Segundo Júlia Fernandes, esta decisão foi tomada “sem explicação nem sustentação”, acrescentando que a mesma significa que se está “a retirar o helicóptero das zonas onde mais falta faz”.

A autarca lembra a orografia e a morfologia dos territórios a norte do distrito de Braga, os quais “valorizam o turismo de Natureza e as áreas florestais”.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais