OPINIÃO

OPINIÃO -

A importância do médico de família

Opinião de Joana Machado

 

O médico de família é um profissional que desempenha um papel fundamental na promoção da saúde através da prevenção de doenças e da promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Na sua formação específica em Medicina Geral e Familiar, aprofunda os seus conhecimentos e prática clínica também para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde sempre motivado a estabelecer um diagnóstico o mais precoce possível. Complementa a sua atuação com o diagnóstico de doença antes da mesma se manifestar através dos rastreios de saúde disponíveis.

É também responsável pelo cuidado contínuo dos seus utentes, acompanhando-os ao longo do tempo e tratando-os de forma individualizada e personalizada. Este conhece também o contexto social, económico e familiar dos seus utentes podendo assim interpretar e orientar os acontecimentos de acordo com o contexto em que o mesmo se insere.

A função de reunir, integrar e interpretar toda a informação clínica do utente é também uma das competências centrais do médico de família, podendo articular com as restantes especialidades sempre que assim se justifique.

Assim, o papel do Médico de Família é essencial para o funcionamento de todo o sistema de saúde, uma vez que, atua na proximidade do utente, num primeiro nível de acesso aos Cuidados de Saúde, promovendo a saúde e prevenindo a doença e quando assim não for possível investindo na deteção e tratamento precoce.

A sua principal missão será sempre humanizar, personalizar e aproximar os cuidados de saúde.

Esta é a nossa missão.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE