EDUCAÇÃO (Vila Verde)

EDUCAÇÃO (Vila Verde) -

Prado e Vila Verde marcaram presença no 6ºencontro Art´Themis, que decorreu em Braga

O Agrupamento de Escolas de Prado participou no 6ºencontro Art´Themis, que decorreu em Braga. Um evento que juntou cerca de 300 pessoas, sendo sobretudo crianças e jovens dos diferentes de agrupamentos/escolas de Braga, Taipas, Tadim, Vila de Prado e Vila Verde.

O encontro resulta da implementação, ao longo do ano letivo, do ART’THEMIS+, um projeto de prevenção primária da violência da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, em escolas dos distritos de Braga, Coimbra, Porto e na Região Autónoma da Madeira. Este Projeto é subvencionado pela Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações e acompanhado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Como momento de partilha, reflexão e convívio entre as crianças e jovens das turmas participantes no ART’THEMIS+, dos municípios de Braga, Guimarães e Vila Verde, este evento constituiu o culminar de ações desenvolvidas e do trabalho holístico, continuado e participativo, envolvendo vários agentes da comunidade educativa.

O papel principal foi das turmas, que apresentaram os produtos que desenvolveram com recurso a ferramentas artísticas e sobre diferentes temas, tais como: estereótipos de género, (des)igualdades de género, violência no namoro, violência entre pares, racismo, xenofobia, LGBTQIA+fobia, direitos humanos.

Para reforçar o protagonismo das crianças e jovens, no combate à violência, na promoção da igualdade de género e dos direitos humanos, participaram também algumas pessoas convidadas  das artes, da educação, do social e representantes de algumas instituições.

 

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, esteve presente numa das mesas de abertura, valorizando o trabalho das escolas no abordagem destas temáticas.As técnicas da UMAR, Alícia e Tatiana, que desenvolveram o projeto e coordenaram o trabalho com as turmas deste Agrupamento, sempre numa estreita cooperação com a técnica de teatro, Renata Flaiban.

PARTICIPAÇÃO PRADO

Neste ano letivo, participaram neste projeto, as turmas do 2º e 3ºanos do CE de  Cabanelas, o 5ºE, o 6ºE e os 8ºs B e D.

Os  trabalhos apresentados, como culminar de processos de reflexão partilhados, foram desde a criação de músicas, da sonorização de um vídeo da PIXAR, da (re)criação de histórias de acordo com o lema”Sê a Igualdade que queres ver na Escola”, à adaptação de ditados populares “Vamos dar a Volta ao texto” à luz dos princípios da Igualdade e da não discriminação.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE