VILA VERDE

VILA VERDE -

Livro “Um Mundo Paralelo”, de Elisabete Pereira, apresentado esta tarde em Cervães

A EB 1/JI Sobral (Eco-escola), em Cervães, acolheu na tarde desta segunda-feira, 19 de Junho, a apresentação da segunda obra da escritora e professora Elisabete Pereira. Dois anos após a sua primeira obra, “A Menina que não Sabia Contar”, a autora volta a focar atenções nos mais pequenos através de “Um Mundo Paralelo”, alertando assim a sociedade para a «urgente necessidade de proteger o ambiente».

O livro conta com ilustrações de Paulo Salvador Lopes, música “Reduzir, reciclar, reutilizar” do pradense Miguel Oliveira (inclui as vozes de André Oliveira e Inês Oliveira) e a produção e arranjo musical coube a Jorge Cunha.

No final, a obra dispõe de um “QR Code”, o qual dá acesso a um “padlet” com material para exploração da mesma, onde se pode encontrar uma música, kahoot, actividades de cidadania, artes visuais e sopa de letras.

Para além de alunos, professores e auxiliares marcaram também presença na sessão de apresentação a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, os vereadores Manuel Lopes e Michel Alves, o presidente do Conselho de Administração da Braval, Rui Morais, o director-geral da Braval, Pedro Machado e ainda João Vasco Mota, adjunto da direcção do Agrupamento de Escolas de Prado.

OBRA

“Um Mundo Paralelo” conta a história de dois amigos inseparáveis (“Pedrito” e “Anita”) que, após terem encontrado alguns animais em perigo, decidem ajudá-los imediatamente, sendo surpreendidos ao longo da narrativa por uma série de acontecimentos que os deixarão «boquiabertos».

São, então, transportados para um mundo paralelo, onde estas duas personagens principais da história acabam por perceber que a natureza é a nossa «maior riqueza» e que devemos – estando atentos à política dos 5 R’s – proteger o ambiente «repensando, reduzindo, recusando, reutilizando e reciclando os materiais» o máximo possível.

SOBRE A AUTORA

Elisabete de Jesus Sousa Pereira nasceu a 27 de Outubro de 1977 em Barroselas, Viana do Castelo, onde passou a sua infância. Em 2000 licenciou-se no curso de Professores do Ensino Básico, variante de Português e Inglês, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. De 2000 a 2003 lecionou Português e Inglês a alunos do 2° ciclo. Desde 2003 que leciona a alunos do 1º ciclo. Em 2010, concluiu a pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. É co-autora de letras de canções de artistas nacionais. Publicou, em 2021, o seu primeiro livro infantil denominado “A Menina Que Não Sabia Contar”. Agora, em Junho de 2023, acaba de publicar o seu segundo livro infantil intitulado “Um Mundo Paralelo”.

 

Com Emílio Costa

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE