Marcelo Rebelo de Sousa inaugura esta terça-feira, pelas 15h30, o Forum Braga, espaço que pretende, “afirmar a cidade no mapa dos grandes eventos culturais, económicos e desportivos nacionais e da euro-região”, com “especial ênfase” para a Galiza, mas de forma auto-sustentável. Ao início da noite, às 20h30, é a banda norte-americana 30 Seconds to Mars que toma conta do palco.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, explicou que a “revolução” a que o antigo Parque de Exposições de Braga (PEB) foi sujeito, num investimento de 9,5 milhões de euros, pretendeu dotar o equipamento de “capacidade de atracção de investimento”, o que terá reflexo na programação do espaço.
A cerimónia que vai marcar a abertura oficial do Forum Braga é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas o equipamento, cuja gestão está a cargo da InvestBraga, está em funcionamento desde Maio, tendo já recebido mais de 150 mil pessoas em eventos como a AGRO – Feira Internacional de Agricultura, o Greenfest ou o Festival Groove.
“O Forum Braga é um equipamento que queremos auto-sustentável, que sirva para acolher eventos do município e dos nossos parceiros, mas que se torne rentável e seja rentabilizado, não representando um encargo para a autarquia, ao contrário do antigo Parque de Exposições de Braga”, salientou Ricardo Rio.
Segundo o autarca, “uma infraestrutura como o Forum vai dar condições a Braga para se afirmar no mapa dos grandes eventos, sejam de natureza cultural, desportiva ou económica, a nível nacional, já que tem a segunda maior sala de espectáculos do país, mas também no mapa da euro-região, com grande ênfase para o Norte de Espanha”.
PARCERIAS
Erguido no local onde funcionava o PEB, construído na década de 80, o Forum Braga vai permitir ao município ter outro tipo de receitas.
Isto, “através de parcerias com empresas da área da comunicação [Altice] e bebidas [Sagres], que visam também dotar a InvestBraga [empresa municipal dinamizadora da actividade económica do município] de uma injecção orçamental que lhe permita, além de fazer face aos custos acrescidos de funcionamento do novo equipamento, alicerçar um maior arrojo na programação”.
CONCERTO ESGOTADO
Para Rio, a “transformação de um equipamento dos anos 80, que se vinha a deteriorar, é recuperar uma década perdida e lançar a semente para anos de imensa actividade”.
A inauguração oficial do Forum Braga vai ficar ainda marcada por acolher “primeiro grande espectáculo” a decorrer no edifício.
“A vinda dos 30 Seconds to Mars à grande nave será, sem dúvida, marcante. A sala tem uma capacidade para receber mais de dez mil pessoas e está já esgotada”, salientou.