REGIÃO

REGIÃO -

Certificação confere «autenticidade» ao artesanato do junco de Forjães

No âmbito das comemorações dos 34 anos da elevação de Forjães a Vila – e um ano após a abertura do Centro Interpretativo do Junco de Forjães – terá lugar no próximo dia 1 de Julho a cerimónia de certificação do artesanato do Junco de Forjães, em sessão, agendada para as 15h, no Centro Interpretativo do Junco de Forjães/Centro Cultural de Forjães.

Na sessão será formalizado o processo de certificação da Unidade Produtiva Artesanal de Isa Joana Silva, que se torna assim na primeira, e para já única, UPA/artesã com produção certificada, garantindo a «qualidade e o vínculo do território da cestaria em junco de Forjães». As peças serão devidamente reconhecidas através das etiquetas de certificação fornecidas nesta cerimónia, numeradas sequencialmente e com o nome da UPA pelo organismo de certificação (A.CERTIFICA).

No âmbito deste processo de «reconhecimento da Arte do Junco de Forjães», serão ainda entregues Cartas de Mérito pelo CEARTE a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha.

A produção artesanal das esteiras de Junco na Vila de Forjães é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais «estimados pela população local» e que foi introduzido no século XIX, dando origem a um grupo de artífices à época designado por “esteireiros”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE