A Junta da União de Freguesias do Vade e a Associação das Terras Altas do Homem Cávado e Ave (ATAHCA) dinamizaram uma acção de informação e esclarecimento sobre iniciativas de apoio direccionadas os pequenos agricultores e trabalhadores do sector.
O presidente da Junta do Vade, Carlos Cação, salientou a importância da sessão para ajudar os pequenos agricultores, de forma a “garantir apoios para as suas explorações e promover novos investimentos neste território, marcadamente rural e de baixa densidade”.
“É um contributo para melhorar as condições de rentabilidade e também de segurança no trabalho agrícola”, apontou Carlos Cação, que além de autarca é deputado à Assembleia da República e presidente da Associação Florestal do Cávado.
Na sessão, que decorreu na sede de Junta em Penascais, foi explicado um programa de financiamento comunitário que está a decorrer para apoio à renovação de tractores, assim como apoios para reflorestamento e gestão de espaços florestais.
O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, alertou que os prazos curtos dos programas de apoio, que se inserem ainda no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que se encontra de encerramento.
Técnicos da ATAHCA participaram igualmente na sessão, onde puderam prestar esclarecimentos sobre cursos de formação e habilitação para aplicação de produtos fitofarmacêuticos e sobre ações de formação COTS – Conduzir e Operar com o Trator em Segurança.